Quem somos
Nosso planeta é constantemente marcado e influenciado pela nossa presença. Conforme os anos foram passando, a maioria dos sistemas obtiveram uma certa capacidade de absorver determinadas mudanças. Embora nem sempre exista a possibilidade de se adaptar ou de persistir sobre certos impactos, todos os sistemas sempre se transformam. Pensar em resiliência é desenvolver uma melhor compreensão, sobre como podemos fortalecer a capacidade de lidar com certos estresses causados pelas mudanças no meio ambiente. A partir desta perspectiva, o grupo IpES surge com o intuito de estudar como diferentes sistemas sócio ecológicos, inseridos nos biomas da América do Sul, lidam com as inúmeras mudanças e como estes continuam se desenvolvendo.
Para compreender melhor como ocorre o fortalecimento da capacidade de lidar com o estresse causado pelas mudanças ambientais, o grupo IpES conta com uma equipe totalmente interdisciplinar. Formado por ecólogos, matemáticos, físicos, meteorologistas e cientistas sociais, o grupo estuda a resiliência de ecossistemas terrestres tropicais e sistemas sócio ecológicos que envolvem o ser humano dentro de um sistema adaptativo e complexo.
O grupo acolhe todos aqueles que se reconhecem como entusiastas, que buscam tentar compreender qual o nosso papel e como podemos firmar a capacidade de lidar com a maioria das perturbações causadas pelas mudanças que ocorrem no meio ambiente.